quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Till Death Do Us Part 長相守 - Capítulo 02



II


Sabendo que o sobrenome do homem era Ch'in e que ele tinha a aparência de um
estudante, Shen Liangsheng começou a delirar em começar ou não na universidade em Tientsin.  Entretanto, esses pensamentos só existiam na escuridão de seu quarto. Quando ele abriu as cortinas para iluminá-lo, elas sumiram diante dos raios de luz resplandecentes.
               As lutas do passado transformaram Shen Liangsheng em um egoísta. Em sua cabeça, ele era a razão de um investimento. Se ele focasse nisso, achar a pessoa que ele teve uma chance de encontrar não seria um problema, mas não valeria a pena.
A figura magra aparecia nos momentos mais escuros, mas sumia como um vampiro quando o sol nascia. Não importava o quão sedutor era o fantasma em seus sonhos, nunca era o suficiente para ele na realidade. Quanto ao sonho, ele nunca teve outro amante.
Primavera passou e o verão veio. E logo o verão se foi. O Grande Teatro da China estava completo, e a cerimônia de abertura chamou a atenção de toda a cidade. A primeira apresentação de todas era O Encontro de Heróis, interpretada por atores muito bem conhecidos. Os bilhetes esgotaram muito antes do show estar sequer perto de começar. Muitas pessoas foram no dia da apresentação esperando achar alguém querendo reembolso. Outros gritavam ansiosamente aguardando o grande momento começar.
Shen Liangsheng não tinha interesse em ópera, mas a família Shen comprou bastante estoque do teatro. Era esperado que ele pelo menos fosse ver.
Se aproximava de um ano, desde o assassinato de Sun Ch'uangfang, e nada da mesma natureza aconteceu novamente. Sheng Liangsheng não andava mais com guarda costas ao seu lado, e somente uma pessoa o acompanhava. Também tinha um secretário charmoso que se chamava Chou e tinha mais ou menos uns trinta anos de idade. O secretário não só tinha um bom olho como era um ótimo assistente, o braço direito de Shen Liangsheng.
A mulher estava vestida na última moda, mas seus saltos prendiam seus movimentos.
“Quanto ao aparato que te falei da última vez, Vincent, você acha que terá tempo?”
Shen Liangsheng, sempre pedia às pessoas nas quais se encontrava que o chamassem por seu nome inglês.
“Verei”, respondeu sem entusiasmo.
A mulher, esperta, não o pressionou por uma resposta e continuou andando. Depois de alguns passos, entretanto, ela percebeu que esqueceu sua Pachita Aquática. Ela olhou na direção em que o olhar fixo dele apontava, mas tudo que ela viu foi uma mar de cabeças.
Shen Liangsheng não tinha ideia de como ele era capaz de achar em uma multidão enorme alguém que ele não viu por vários meses.
Era a mesma forma alta e magra, o tempo realmente não mudou nada nele. Os óculos de armação preta estavam bem apropriados em seu nariz e escondeu seu visual refinado, fazendo-o parecer fora de moda.
Claro, Shen Liangsheng não foi procurar o homem de fato, mas não seria Shen Liangsheng se ele não aproveitasse a mínima chance a qualquer hora que lhe fosse possível. Naquele momento, seu coração acelerou. Ele abandonou a mulher e seguiu reto pelas pessoas.
“Você está aqui pelo show também?”, ele perguntou.
Somente depois das palavras saírem de sua boca ele percebeu o quão abruptas eram. O homem pode nem lembrar quem ele era, então ele adicionou, “Há uns meses atrás em T'ienkung...”
“Sim”, Ch'in Ching assentiu com um sorriso. “Agradável surpresa vê-lo. Obrigado pela última vez.”
Ele lembra de mim também — por um momento, aquela sensação de tontura o atacou de novo.
Seu coração acelerou, e ele sentiu algo que se assemelhava a alegria.
Mas independente do que acontecia por dentro, Shen Liangsheng sempre mantinha um rosto sério. Ele respondeu se introduzindo. “O nome é Shen. Shen Liangsheng. E você é?”
“Ch’in. Prazer.” Ch'in respondeu educadamente mas não revelou seu nome completo. Shen Liangsheng esperava ouvir o nome completo, e quando Ch'in Ching o omitiu, ele não continuou a conversa propositalmente. As coisas começaram a ficar constrangedoras.
“Está aqui pelo show, Mestre Shen?” Ch'in Ching estava vestido com roupas orientais tradicionais, mas estava com um relógio ocidental em seu pulso. Ele mantinha seu olhar sobre o mesmo e soltou um sorriso breve, “Não temos muito tempo. Você devia ir logo se quiser conseguir”
Escutá-lo se referir a ele como 'Mestre Shen', se tornou óbvio que aquele homem sabia quem era seu pai. Ele supôs que aquele homem não queria dizer seu nome completo por não querer fazer amizade devido a diferença de posição. Primeiramente, Shen Liangsheng fez negócios no nome de seu pai para manter-se discreto. Segundo, a família Shen era bem conhecida por seus laços com a Inglaterra e os Estados Unidos.
Não era porque Shen Liangsheng era um bom homem, mas sim porque os japoneses eram muito gananciosos. Fazer negócios com eles só significava perder dinheiro. Shen Liangsheng nunca planejou resolver aqui, então ele não sacrificaria seus lucros recentes para planos futuros. Em vista disso, os comentários da mídia sobre a família Shen não eram tão duros. Tinham também alguns repórteres que escreveram alguns artigos elogiando Sr. Shen, então as opiniões em geral foram consideravelmente boas.
“Já que você também está aqui pelo show, vamos juntos”, Shen Liangsheng rapidamente respondeu. Ch'in Ching evitou sua pergunta anterior, mas Shen Liangsheng não deixaria essa chance passar.
“Me desculpe, tenho medo de que não está aqui para o show”. Ch'in Ching tinha um sorriso educado sob seus lábios e acenou. “Os ventos são mais fortes à noite, Mestre Shen. Não faça uma mulher esperá-lo.”
Shen Liangsheng olhou para onde o homem acenou para ver sua companheira e secretária Chou.
“Me dê um segundo.”
Com isso sendo dito, Shen Liangsheng pediu que levassem a mulher a sala privada primeiro. Depois, ele voltou a conversar com C'hin Ching.
“Tristemente, sou um incompetente e devo meu sucesso inteiramente a meu pai”, Shen Liangsheng disse franco. “Só é justo se o senhor Ch'in, me ache desmerecedor e não queira ficar perto de gente como eu.”
“Ah, Mestre Shen, você brinca demais.”
Ch’in Ching realmente queria sair de fininho antes, mas o tempo que levou para Shen Liangsheng trocar algumas palavras não seria o suficiente para deixá-lo ir para muito longe. Ao invés disso, teria deixado sua escapatória mais óbvia, então ele decidiu permanecer no mesmo lugar. Mas quem pensaria que o jovem mestre voltaria e culparia ele por agir como se ele fosse bom demais para qualquer pessoa.
Hsiao-Lu dizia ser o mais informado nos segredos da elite, Ch'in Ching rangia os dentes silenciosamente. Então por que ele não me contou que Mestre Shen era tão extrovertido assim e tão difícil de se eliminar?
Entretanto, por outro lado, surpreendentemente era a primeira vez que alguém tão manso quanto Ch'in Ching estava receando tanto fazer amizade com alguém — sem uma razão legítima, por sinal. Ele só se encontrou com Shen Liangsheng uma vez. O homem não era um doador japonês e ainda por cima já o ajudou antes. Não tinha razão para não gostar dele.
A partir desses pontos, era óbvio que ele não odiava mais o homem e preferia muito mais ter pensamentos positivos sobre ele. Entretanto, sua primeira reação de esbarrar neste homem novamente depois de vários meses, era que ele não queria nada com essa pessoa. Ele achava que nada de bom viria, de ficar perto dele. Esse tipo de inclinação era tão absurdo que o próprio Ch'in Ching achou ridículo.
“Então o que te deixa tão insatisfeito, meu bom senhor?”
Shen Liangsheng vestia um smoking branco, um contraste para a escuridão da noite. Nem todo mundo podia ficar bem com um traje branco, mas a elegância parecia ganhar mais cor em Shen Liangsheng. Talvez por causa de seu sangue português, ele era um pouco mais alto do que Ch'in Ching. Ele era exatamente como aqueles modelos de smoking que aparecem nas capas de revistas.
“Com todo o respeito, mas você está tão bonito...” Ch’in Ching sabia que o homem estava brincando, mas mesmo assim era muito desconfortável para ele.
“Certamente não é porque pareço um monstro?” Escutando sua voz diminuindo de intensidade, Shen Liangsheng tirou um sorriso de seu rosto.
Shen Liangsheng estava longe de parecer um monstro. A pequena quantia de sangue caucasiano não era exatamente óbvia em olhos escuros e seus cabelos negros. Seu nariz era alto e seus lábios finos. Quando não sorria, era tão irreprochável quanta uma estátua de mármore de um deus grego. Era um rosto que ninguém conseguia tirar seus olhos, assim que visse.
Ch'in Ching não podia fazer nada além de sentir algumas borboletas em seu estômago com o olhar fixo do homem. Ele franziu as sobrancelhas e suspirou. Por que um demônio tão lindo quanto Shen Liangsheng era tão insistente em fazer amizade com ele de todas as pessoas, quando poderia facilmente ser amigo de qualquer um?
“Vamos parar com isso”, Shen Liangsheng parou de provocá-lo e bateu levemente em suas costas como um velho amigo antes de guiar o caminho.
Ch'in Ching, sem pensar muito, o seguiu até o teatro. Um breve silêncio tomava conta do ambiente, por alguns segundos.
“Honestamente, não estou aqui pelo show. Você sabe o quão difícil é chegar a colocar as mãos naqueles bilhetes...” E foi aí que Ch'in Ching percebeu aonde isso estava chegando.
Shen Liangsheng fez um olhar um tanto tímido. “Foi o destino que nos trouxe juntos pela segunda vez. Seria uma honra dividir meu assento contigo, mas só se você não se importar.”
“Ah, não quero te pressionar.” Ch’in Ching não conseguia se conter de continuar as provocações. “Eu só ficaria segurando vela de qualquer jeito.”
Embora Ch’in Ching fosse da região norte, seu cantonês era como seu mandarim, perfeito e sem esforço. A maioria dos chineses de fora falavam cantonês. Portanto, não era difícil Shen Liangsheng entender que ele estava se referindo à presença da mulher e de como ele não queria ficar entre o casal.
Ch'in Ching achou que esse homem realmente fosse um rico desgraçado que servia apenas como pedra em seu caminho. Se ele não respondesse logo, esse idiota poderia se entristecer. Seus instintos lhe diziam para não se envolver com essa pessoa, mas ele se sentia relutante ao ponto de pensar que poderia entristecê-lo — não o favorecia também de qualquer forma.
Já que os Shens eram donos de parte do lugar, haviam alguns funcionários servi-lo exclusivamente. Shen Liangsheng resmungou alguma coisa para o funcionário, que correu imediatamente até onde estava.
“Você não me parece muito velho. Ainda está na escola?”
“Você realmente tem uma boa vista, senhor Shen.”
“Qual instituto?”
“Shen Kung.”
Shen Liangsheng parou em uma confusão silenciosa. Se não estivesse errado, Shen Kung não era somente uma escola secundária; era uma escola secundária somente de meninas.
Vendo Shen Liangsheng daquele jeito, Ch'in Ching começou a rir bruscamente.
“Eu não estudo mais. Eu ensino em Shen Kung.”
“Então te chamar de 'senhor' não foi tão apropriado quanto pensei, não é mesmo?” Shen Liangsheng parecia não se incomodar tanto pelo fato de ser enganado e só acenou brevemente. Acontece que para Ch’in Ching ele ainda teria que revelar seu nome verdadeiro e não precisava mais se esconder. Ele estava prestes a fazer isso, mas foi interrompido por um membro da staff.
“Por aqui, senhores.”
Embora grato por levá-los aos assentos de qualidade, não era exatamente fácil de se expressar, então Ch’in Ching miseravelmente disse um simples obrigado. Ele viu Shen Liangsheng se direcionando a sala privada no segundo andar, e só depois ele se sentou em seu assento.
“Mais uma coisa.”
Ele tinha acabado de encontrar um lugar confortável quando Shen Liangsheng voltou novamente.
“Tenha certeza de me contar seu nome da próxima vez.”
Era uma provocação, porém um tanto gentil. Ainda assim o conforto de sua voz adicionou um tom perigoso e sugestivo à sua expressão. Estupidamente, Ch’in Ching permaneceu ali até que as luzes fossem ligadas e a performance começasse. Só depois percebeu que ele estava corado esse tempo todo.
Ele riu da sua própria vergonha, se perguntava o que estava acontecendo com ele e direcionou sua atenção ao palco. Entretanto, ele chegava a um ponto que não podia fazer nada além de voltar seu olhar para o segundo olhar.
Os arquitetos eram americanos que designaram o edifício para imitar o estilo europeu. Como esperado, o teatro realmente ficou dessa forma. Ver a ópera não era diferente de ver um filme com o palco recheado de luzes e efeitos.
Mesmo com a escuridão, distância e salas privadas, Ch'in Ching avistou o homem com um pouco de dificuldade.
Foi o traje branco: muito notável. Agora Ch'in Ching não prestava tanta atenção na performance, mas conseguia captar algumas coisas.
“Quando um homem se arrisca perante a seu mestre no qual ele pode implorar por sua alma neste mundo amplo, o laço da irmandade poderá ser formado e ele certamente obedecerá cada palavra, cada pensamento e compartilhar assim todas as riquezas encontradas.”
O ator que interpretava Chou Yü hoje à noite era Chiang Miao-hsiang. Ele recitava linhas com precisão, e suas palavras eram pronunciadas com muito sentimento e poder.
Ch'in Ching observava atentamente à apresentação e quando se virou para procurar mais uma vez pelo homem, ele já tinha desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial